21 de maio de 2012

Dicas para trabalhar com feltro

     Olá! Finalmente um post, bem... um "postzinho" . Antes de tudo algumas considerações: o que vou deixar  não é uma aula para trabalhar com feltro, são dicas, o jeito que eu trabalho na confecção das minhas peças. Se você já é uma artesã do feltro certamente não encontrará nenhuma novidade aqui. Para quem quer iniciar: nem tudo que deu certo para mim dará certo para você, pense, tente, modifique, descubra  um jeito mais fácil, o seu jeito. Eu não sei tudo, eu não sei muito, mas quero compartilhar com uma gotinha no oceano. Os sites que eu vir a citar não estão me pagando nada por isso, apenas dou uma referência de  onde comprei  e fiquei satisfeita, isso não é nenhuma garantia de que você comprará e não terá problemas. Neste vasto mundo virtual é preciso ter muito cuidado, qualquer dúvida, ligue para a loja e faça todas as perguntas possíveis. Desconfie de preços muito baixos.


{A ferramenta principal: você}
      
    Tenha em mente que para trabalhar com feltro antes de tudo você precisa ter paciência e capricho, estas são apenas duas entre tantas outras qualidades que você precisará. Não pense nos ganhos em primeiro lugar, mas na forma como seu trabalho está sendo feito. Trabalhe em cada peça como se você estivesse cuidando, fazendo uma cirurgia no seu próprio coração!




{Onde comprar feltro}

 


     Na minha cidade não encontro grande variedade de feltro, por isso tenho que completar meu catálogo comprando em sites:

- Ponto Cheio
- Mix Criativo

     Para qualquer loja que você for comprar pela internet, faça uma consulta no site Reclame Aqui e veja se consumidores estão tendo problemas.


{Catálogo de amostras}


 Sempre que você comprar feltro, corte pedacinhos e monte da forma que desejar as amostras, anotando o número e o nome da cor que você adquiriu. Isso facilita muito, pois há diferença entre a cor que você visualizou  no seu monitor e a cor real do feltro. Já aconteceu comigo, de comprar achando que era outro tom e quando chegou vi que era a mesma cor que eu tinha em estoque.




{As tesouras}






     As tesouras serão de grande importância no seu trabalho. Tenha diferentes modelos, mas lembre-se, a tesoura que você usar para cortar feltro não corte outros materiais. De cima para baixo: a tesourinha da ponta curva uso para cortar peças redondas, pequenas, curvas. A segunda tesourinha para pequeninos detalhes (retos), a terceira e quarta para feltro e tecidos respectivamente. Depois de ficar com as tesouras quase cegas, a forma mais prática e com resultado que encontrei para amolá-las foi cortando lixas de unha.
     Onde comprar: Armarinho São José




{A linha}








     Eu prefiro costurar com a linha de bordar (meadinhas), ela tem 6 fios. A quantidade de fios a ser usada ficará a seu critério. Faça experiência costurando pedacinhos e depois compare, particularmente prefiro costurar com apenas um fio. Pelo menos a linha você não terá necessidade de comprar pela internet, já que em todo armarinho ela pode ser encontrada.




{O enchimento}







     É a pedra no meu sapato! Na minha cidade não tem a fibra siliconada, nas cidades vizinhas também não. Na internet você não encontra fácil e se encontrar ou pode cair em um golpe (empresas que não entregam) ou vai pagar muito caro pelo frete. Quem me ajuda e muito nesta parte é minha irmã, que compra e vai estocando em casa, quando nos encontramos é que eu pego. Mas já precisei pagar caro pelo frete, meu estoque baixou muito e com medo de precisar e não ter, morri com 32,00 no SEDEX em 1Kg de fibra!!! Até o momento não encontrei um site confiável para comprar a fibra.
     
     Bem pessoal, por hoje é só. 
     Se você gostou destas dicas simples deixe um comentário.Se você que já trabalha com feltro e não tem problema em compartilhar participe também com dicas, fale o que achou, onde você compra seus materiais, só não vale falar mal de outras lojas, se não, não poderei publicar.
     Em poucos dias deixo o segundo e último post com dicas.
     Grande beijo!




   



32 comentários:

Silvana disse...

Oi Cláudia,trabalho com feltro há pouco mais de um ano e todo dia aprendo mais, suas dicas são ótimas e o post muito bem feito.
A dica de amolar as tesouras é ótima, eu amolo as minhas cortando lixas para metal, compro as folhas nas lojas de artesanato ou de materiais de construção.(lixa fina vem na cor preta). Estou esperando ansiosa o 2º post, espero que teha dicas de cola.
bjim

Unknown disse...

Aqui em BH eu achei fácil o enchimento... Na verdade quando fui comprar eu não sabia o nome, ai comecei a explicar para a atendente e chegamos a conclusão que era essa rss Aqui eles vendem no kilo e as gramas, pequenos pacotes eu compro os pequenos.
Em Belo Horizonte temos uma galeria que você encontra tudo de artesanato em um só lugar, são 4 andares de paraíso do artesanato rss

Déborah Belmiro disse...

Muito boas as dicas para quem está começando!!
Fiz um catálogo de cores, porque toda vez que vou na loja sempre trago cores repetidas!!

Beijokas... até mais!
cantinhodadeborah.blogspot.com

FELTRO POR MIM disse...

Déborah e Silvana, que bom que gostaram! Charlene, a galeria que você citou é a do Ouvidor?

Lana disse...

oi Claudia, adorei suas dicas, especialmente a de amolar as tesouras, trabalho muito com feltro, faço lembrancinhas , e sempre as tesouras perdem o corte.
também tenho dificuldade em achar em Ribeirão Preto a fibra siliconada, o que acho é a manta acrílica, que é diferente, mas resolve.
vou acompanhar suas dicas
bjos
Lana

Vanessa disse...

Olá.. Adorei suas dicas..eu estou começando meus trabalhos com feltro, então qualquer dica é valida..

Sabe o que eu queria te pedir?? molde de Letras.. Eu gostei muito das letras que vc faz.. os nominhos.. Ja procurei algusn aki na net.. ma snão ficam legais..

Você poderia me mandar.. Por favor.??? :D

meu e-mail é vanessdsf@gmail.com

Bjokas

maisdemimaartes.blogspot.com

Nívea Araújo disse...

Ótimas dicas, obrigada.
Adoro passar por aqui pra dar uma olhadinha e admirar tanta inspiração.
Uma semana cheia de Paz, Luz e muita Criatividade.
Um grande abraço

BananaCraft disse...

Ótimas dicas, Claudia! Principalmente a das tesouras :)
Bjs

Toka da Arte Atelier disse...

Oi querida! Vim conhecer seu blog e adorei! Que lindo! Já estou seguindo! Também sou BU e espero a sua visita! Bjs! Mari

Lia e Vi disse...

Oi Claudia, é a Vi, acho que o sedex anda explorando na cobrança, qualquer pacote é uma fortuna, mas fazer oque?
eles tem a faca e o queijo nas mãos.
Amei as dicas, e fiquei de olho nas tesouras.
Beijos,Vi

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Nunca comprei pela internet...vou entrar nos sites que vc indicou e dar uma olhada! Valeu as explicações!
Bjs e um ótimo dia!
CamomilaRosa

Solange disse...

Olá Claudia, tudo bem?
Parabéns pelo post, as dicas são ótimas. Não trabalho com feltro mais admiro muito este trabalho. Que Deus te abençoe e muito sucesso!!!
Beijos!!!!
http://minhagrifedoeva.blogspot.com.br/

ivonebrasil disse...

amiga adorei as tuas dicas pois quero começar a trabalhar com feltro e vc me ajudou bastante muito sucesso p vc .

Anônimo disse...

Adorei suas dicas.
Não trabalho com feltros, mas tenho muita vontade de fazer uns trabalhinhos com ele...

faço algumas costurinhas com tecidos de algodão mesmo...

bjo

filhadejose.blogspot.com

familiacomarte disse...

Dicas simples e valiosas, tenho muita vontade de me aventurar no mundo colorido do feltro..já guardei esse post para ler e reler..beijus

Artes di Viviane Garcia disse...

obrigada pela dica da loja virtual...eu moro no interior do mato grosso e não tem muita opção em feltro, valeu mesmo bj

Anônimo disse...

Claudia!

Adorei as dicas! Eu que não sei nada e ando com vontade de começar... amei!

Vanessa de Curitiba

Taci Cruz disse...

olá! Claudia. Tudo bem? Gostei muito do post. Eu estou começando com o feltro e amo. Essas dicas são muito boas e principalmente de como amolar as tesouras. Amei!Obrigada por compartilhar conosco. bjs

Roberta Feliciano disse...

Eu só trabalho com eva e me interessei pelo feltro, mas ainda não trabalhei com ele, procurando dicas na net me deparei com seu blog... suas dicas são de grande valia... bjs

Ateliê Célia Dias disse...

Oi Cláudia!! Gostei muito das dicas, vão me ajudar muito. Estou começando agora a fazer pequenos trabalhos com feltro e toda dica é valiosa. Aqui em Santos encontro o enchimento fácil, compro em pacotes de 200gr e na loja sempre tem, se você ainda tiver dificuldade posso ver quanto fica e mando pra você. Gostaria de mais uma dica sua... a agulha. Qual marca e numero de agulha você usa? Comprei uma fina pra não marcar o feltro, só que o buraco da agulha é muito pequeno e a linha não passa (gosto de usar 2 fios da meada), a outra agulha acho grossa e parece que o trabalho fica furado. Parabéns pelo blog... beijos e bom final de semana.
Célia

Ateliê Célia Dias disse...

Ah..ótima ideia o catálogo de amostras....vou fazer um também! Bjuss

Anônimo disse...

Olá, não sou artesã... mas gosto muito de trabalhos manuais... Estou com uma idéia de fazer um tubete para o aniversário da minha filha com as asas de borboleta em feltro (a borboletinha da galinha pintadinha), qual a espessura que devo usar para a asinha ficar firme? Ou como deixar firme o feltro??? Alguém pode me ajudar???
Gláucia
gmpessanha@hotmail.com

Ivana disse...

Olá Claudia!

Adorei seu blog e suas dicas. Sobre a dificuldade de comprar a fibra para enchimento, você já observou que alguns travesseiros tem enchimento de fibra, normalmente os mais baratinhos. Pode ser uma alternativa.

Natália sousa disse...

Adorei as suas dicas, todas! muito obrigada mesmo! Aguardo pelas próximas! Beijooo!!!

nil disse...

Adorei suas dicas faco so pros aniversarios dos meus netinhos nao vendo mas adoro fazer pra els grande beijo

Casa de Lola disse...

Adorei as dicas, vou testar a de afiar as tesouras que achei bem legal. Obrigada!
Beijos
Lola

Roseira Brava disse...

Só hoje conheci seu blog. Mas adorei essas dicas embora eu já trabalhe com feltro. No entanto ainda não encontrei resposta a uma dúvida: como passar os desenhos para o feltro para depois recortar? Eu costumo fazer um molde em cartão e delinear com esferográfica (não sei como lhe chamam aí) e depois corto por dentro do risco. Quando o feltro é escuro, uso uma esferográfica prateada para se ver o risco. O que você usa ????? Pode me responder para o meu e-mail ?? Obrigada
Fernanda - Portugal (nandafenomeno@gmail.com)

artes mainha disse...

oi claudia!amei seu blog que nos ensina a tirar muitas duvidas sobre a arte com o feltro,trabalho com ele vai fazer dois anos,e a cada dia aprendo mais e mais e fico mais ainda apaixonada por essa arte espero ansiosa por mais dicas..bjo

bruna luiza budag disse...

Adorei seu post,eu ja faço algumas coisinhas em feltro mas tenho muitas dúvidas ainda.Você poderia fazer um post sobre pontos de costura em feltro??
beijinhos Brú

Unknown disse...

Adorei suas dicas, sempre que puder vou passar por aqui. abraços

Jussara e Vida disse...

Oi, Claudinha!
Com seu post tão carinhoso fiquei com uma vontade imensa de fazer trabalhos de feltros.
Você é pura magia nos seus trabalhos e palavras.
Deus a abençoe e lhe dê cada dia mais sucesso.
Beijos de carinho e admiração.





Lorena Mendes disse...

onde fica essa galeria????